sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de Aula de Maria da Paz

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCIPLINA: METODOLIGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO
DISCENTES: MARIA DA PAZ 

PLANO DE AULA
TEMA “JOGO”
COMPETÊNCIAS:
·         Analisar o processo da leitura e interpretação de imagens e sílabas na formação de palavras, através do jogo quebra cabeça.

HABILIDADES:
·         Ler e reconhecer alfabeto nas letras cursivas e caixa alta;
·         Compreender o significado do gênero textual jogo;
·         Ler e interpretar imagens, formas e sílabas na formação e escrita das palavras;
·         Aumentar a capacidade de coordenação motora e raciocínio lógico;
·         Formular hipóteses sobre o conteúdo do jogo;
·         Utilizar jogo (quebra-cabeça) de forma lúdica e prazerosa como recurso didático;
·         Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros, trabalhando (fonemas e grafemas).          
    
CONTEÚDOS:
·         Gênero textual jogo (quebrar cabeça).
·         Formação de palavras;
·         Leitura e escrita;
·         Ortografia.

METODOLOGIA:
1º Momento -
  • Atividade de rotina – oração de agradecimento;
  • Chamadinha utilizando-se da leitura do alfabeto para a identificação de cada aluno;
2º Momento – Codificação:
·      Apresentação do jogo (quebra-cabeça) e uma imagem para que eles possam pegar;
·      Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de jogo. Questionando:
ü   Vocês conhecem esse jogo? Conheceram como?
ü  Já jogaram esse jogo?
ü  Quais os tipos jogos que vocês mais gosta? Por quê?
3º Momento – Descodificação.
·         Explicar para os alunos o contexto de jogo com um texto;
·         Leitura pelas professoras das regras do quebra-cabeça para os alunos;
4°  - Momento -  análise e síntese:
·         Apresentação da palavra geradora MEMÓRIA (no quadro), pedindo que os alunos leiam juntos sem pausa nem marcação.
·         Separar as sílabas da palavra geradora, pedindo que os alunos leiam as sílabas da palavra;
·       Pedir para que leiam novamente agora acentuando as paradas da palavra geradora MEMÓRIA – ME-MÓ-RIA, questionando quantas sílabas tem e quantas vezes abrimos a boca para pronunciar;
·         Apresentar as famílias silábicas de forma alternadas;
MA – MI – MU – MO – ME - MÃO             ma – mi – mu – mo – me - mão
E – U – A – I – O - ÃO                                 e – u – a – i – o - ão
RI – RO – RE – RU - RA - RÃO                   ri – ro – re – ru – ra - rão
·         Fazer a leitura com os alunos das famílias silábicas apresentadas;
·         Pedir a eles que construam outras palavras a partir das sílabas da palavra geradora MEMÓRIA, ex.;
MARIA – MAMÃE – ROMEU – ROEU – REI – RIMA – MEIA – MURO – MEIRE – MÁRIO – RUA – MEU – AME- AMO – AMORA- AMOREIRA – EMA- AREIA – AUREA – IMA – OURO - MÃO.
·         Solicitar que eles anotem no quadro as palavras que construíram separando as sílabas, questionando se estão corretas;
·         Explicar sobre palavras e unidades fonológicas ou seguimentos sonoros (fonemas e grafemas);
5º momento - Aplicação do jogo:
·         Dividir a sala em 02 grupos, onde cada grupo terá tempo determinado para montar o quebra cabeça.
·         Eles terão que juntar as formas geométricas associando as imagens com as partes das sílabas formado palavras que corresponderão com o nome dos respectivos animais e objetos, palavras estas que estarão escritas no quadro lhes dando uma direção;
 6º momento:
·         Para finalizar os 02 grupos explicará como conseguiram arrumar o quebra cabeça e fazer a relação entre as imagens, sílabas e formas.
RECURSO DIDÁTICO:
·         EVA, cartolina, papel ofício, cola quente, tesoura, alfabeto impresso, piloto, quadro.
AVALIAÇÃO:

  • Observar a participação, como eles se articularam para trabalhar em grupo e principalmente o desenvolvimento dos alunos;
  • Criar novas estratégias se necessário na aplicação das atividades seguintes.

Imagem do Jogo.


FICHA DE DESCOBERTA
PALAVRA

MEMÓRIA


ANÁLISE

ME – MÓ - RIA



FICHA DE DESCOBERTA – FAMÍLIAS SILÁBICAS

MA – MI – MU – MO – ME - MÃO       ma – mi – mu – mo – me - mão
E – U – A – I – O - ÃO                           e – u – a – i – o - ão
RI – RO – RE – RU - RA            - RÃO             ri – ro – re – ru - ra - rão



PALAVRA – FORMAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS

MARIA – MAMÃE – ROMEU – ROEU – REI – RIMA – MEIA – MURO – MEIRE – MÁRIO – RUA – MEU – AME- AMO – AMORA- AMOREIRA – EMA- AREIA – AUREA – IMA – OURO - MÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário