11.
CONTEXTO
DA ESCOLA
1.1 Você trabalha numa escola pública ou
particular?
Publica
1.2 Qual é o município que você trabalha
como professor (a) alfabetizador (a)?
Jequié.
1.3 Quais as dificuldades e problemas enfrentados
e superados pela escola na qual trabalha?
A falta é assim, como é uma escola de educação infantil
não tem assim materiais suporte de um parquinho, materiais didáticos são muito
pouco, principalmente agora no inicio do ano a secretaria não mandou material,
outro problema enfrentado pela escola e a colaboração dos pais da comunidade,
tem pais que participa ativamente com a gente mas, tem pais não estão nem aí, que
não se interessa não procura saber como está seu filho, como pode ajudar.
1.4 A estrutura física da escola oferece um
espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
Se você for observar muitas escolas particular que tem
por aí não tem espaço físico adequado, aqui por ser uma escola pública, eu
gosto do espaço o pátio é grande, as salas são amplas e arejadas todas tem mais
de uma janela, o mobiliário é adequado, só falta ter um parquinho lá fora, mais
o espaço é grande. O problema aqui é o material didático, a falta de um
parquinho, seria tão bom se tivesse uma pessoa assim um professor de educação
física, eu acho adequado sim.
1.5 A escola possui sala para atendimento
especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?
Não
1.6 Qual é o perfil dos alunos?
São crianças carentes, que às vezes vem tomar café na
escola porque não tem em casa.
1.7 Na escola existe biblioteca? Como se dá
a dinâmica de funcionamento?
Não. Agente já lutou e muito para ver se conseguia uma
brinquedoteca, mas mesmo assim não conseguiu.
22.
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual é a sua formação?
Formada em pedagogia, especialização em pós em
psicomotricidade, pedagogia institucional, e educação infantil.
2.2 Qual foi o processo seletivo que
participou para atuar como professor (a)?
Concurso sou efetivada.
2.3 Quais os incentivos oferecidos pela
escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
Tem, de vez em quando aparece curso de especialização
pela secretaria, e a escola libera para que possamos fazer os cursos, pra fazer
mestrado doutorado, libera sem problema.
2.4 Há relação entre área de formação dos
professores alfabetizadores com a área de atuação?
Atuo na área que mim formei e especializei.
2.5 Qual é a relação dos professores com as
decisões implementadas na escola no diz respeito às políticas de alfabetização?
Aqui é trabalhado em conjunto, as decisões são tomadas em
conjunto.
2.6 Quais são as ações de planejamento da
escola?
Nos temos uma coordenadora no momento, nos sentamos nos
ACS e ali são elaboradas os planejamentos, que são semanal, não vou dizer anual
semanal mesmo, tem os projetos que agente procura cumprir com o material que
temos.
2.7 Como se organiza a dinâmica do recreio?
Não existe uma dinâmica, os
alunos saem da sala e ficam brincando no pátio.
2.8 Qual é a sua carga horária de trabalho?
40hs.
2.9 Quantos anos você possui no magistério
como alfabetizador (a)?
25 anos na escola pública e 06 anos na particular.
2.10 De que forma você trabalha os conteúdos
disciplinares no processo de alfabetização?
2.11 Quais são os conteúdos selecionados para
o trabalho de alfabetização com os alunos?
Histórias, músicas, jogos, as letras do alfabeto,
numerais, formas geométricas, cores.
2.12 Como você trabalha a questão da
diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
As atividades são iguais para todos, por serem crianças
da mesma idade, mas no momento da orientação quando percebo que um aluno está
avançado eu avanço com ele, são alunos pré-silábico.
2.13 Como está estabelecida a rotina (passos)
da sua sala de aula?
Começa com a rodinha, oração, músicas, histórias,
reconhecimento das letras, a letra do nome, numeral, cores, formas geométricas,
depois a atividades que quando não dar tempo terminar antes do recreio termino
depois, também dou brinquedos e jogos educativos no final.
2.14 Quais são as dificuldades que são
encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
A falta de material didático é a dificuldade maior, com
isso agente trabalha com sucata, resto de material,
2.15 Já participou de cursos de formação
continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos
feitos para essa formação?
Sim, especialização em pós em psicomotricidade, pedagogia
institucional, e educação infantil.
2.16 Quais são os meios que utiliza para se
informar sobre a sua área de atuação na escola?
Jornal, internet, vejo muita coisa na internet e aqui na
escola também.
2.17 Qual é o método que você utiliza para
alfabetizar?
Não
vou mentir não eu utilizo o construtivismo e o tradicional também, porque
quando eu trabalho uma música e escolho uma letra para trabalhar, e percebo que
o aluno está avançado eu trabalho as sílabas, ex: ba, be, bo, bu eu estou
trabalhando o tradicional, então eu trabalho os dois.
33.
IDENTIFICAÇÃO
3.1 Nome:
Mere Ferreira
3.2 Faixa
etária: 45 anos
3.3 Gênero:
feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário