sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de Aula de Flávia

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA / UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS / DCHL
DISCENTES: FLÁVIA OLIVEIRA ENCARNAÇÃO
DOCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA

PLANO DE AULA
            TEMA: JOGO

COMPETÊNCIAS:
·         Analisar a capacidade que o aluno possui de reconhecimento do alfabeto, cores e números utilizando o jogo de boliche como estratégias.
HABILIDADES:
·          Ler o alfabeto para a identificação das letras;
·         Ler os numerais;
·         Relacionar as letras e os sons da fala;
·         Identificar as cores;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita.

CONTEUDOS:
·         Gênero textual: jogo de boliche;
·         Leitura e identificação;
·         Fonema e grafema.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

BO, BU BI BA, BE;
LE, LU, LA, LI, LO;
CHE, CHU,CHA,CHI.CHU.

1° Momento:
·         Atividade de rotina:
Ø  Oração com música;
·         Leitura do alfabeto maiúsculo e minúsculo alternando as letras;
·         Leitura dos numerais de um a dez;
·         Reconhecimento de cores.
2° Momento:
·         Apresentação do jogo de boliche;
·         Levantamento prévio dos alunos:
Ø  Vocês conhece esse jogo?
Ø  Já jogaram?
Ø  Já ouviram falar dele?
Ø  Sabem como joga?
Ø  Já viram alguém jogando?
3º Momento:
·         Explicações sobre as regras do jogo para que os alunos entendam passo a passo;
Ø  Ao derrubar as garrafas deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma;
Ø  Identificar as cores e os números;
4º Momento:
·         Análise linguística:
·         Apresentar a palavra geradora BOLICHE extraída do jogo
Ø  Quantas letras?
Ø  Quantas vogais?
Ø  Quantas consoantes?
Ø  Quantas sílabas?
·         Apresentar a família silábica da palavra:
§  BOLICHIE (todo)
§  BO – LI – CHE (partes do todo).
·         Ler com os alunos a palavra BOLICHE e suas partes;
·         Destacar a primeira silaba BO, e apresentar sua família silábica;
·         Destacar a segunda silaba LI, e apresentar sua família silábica;
·         Destacar a terceira silaba CHE, e apresentar sua família silábica;
·         Diferenciando o fonema do grafema; trazendo outras palavras com a mesma escrita e com fonema diferente. Ex: creche
·         Fazer a leitura da ficha de descoberta;
·         Solicitar que os alunos copiem a ficha de descoberta no caderno;
·         Solicitar que formem novas palavras com significado;
·         Ler as palavras formuladas.


BO, BE, BU, BA, BI, BÃO                                     bo, be , bu , ba, bi, bão
LE, LO, LA, LI, L, LÃO                                            le, lo, la, li, lu,  lão
CHE, CHU, CHI, CHA, CHO, CHÃO.                        che, cho, chi, cha, chu, chão.
                                                                   
  

BOLA – BOLO – BELA – BULI – LULA – BILÚ - BABI – LOLA – BULA CHUCHU- CHÁ - BALÃO – CHÃO – BABÁ – BABÃO – CÃO – BOLÃO – BABA – BUCHA – BICHO.



·         Recursos:
·         Garrafa pet, papel crepom, areia, papel oficio, giz, quadro.
·         Avaliação:
·         Observar o desenvolvimento das crianças na leitura, escrita e na identificação das cores e números.


Imagens do jogo.
  

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