UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA / UESB
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS / DCHL
DISCENTES:
FLÁVIA OLIVEIRA ENCARNAÇÃO
DOCENTE:
MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
PLANO DE AULA
TEMA:
JOGO
COMPETÊNCIAS:
·
Analisar a capacidade que o aluno possui de
reconhecimento do alfabeto, cores e números utilizando o jogo de boliche como
estratégias.
HABILIDADES:
·
Ler o
alfabeto para a identificação das letras;
·
Ler os numerais;
·
Relacionar as letras e os sons da fala;
·
Identificar as cores;
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
CONTEUDOS:
·
Gênero textual: jogo de boliche;
·
Leitura e identificação;
·
Fonema e grafema.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
BO, BU BI BA, BE;
LE, LU, LA, LI,
LO;
CHE,
CHU,CHA,CHI.CHU.
|
·
Atividade de rotina:
Ø Oração
com música;
·
Leitura do alfabeto maiúsculo e minúsculo
alternando as letras;
·
Leitura dos numerais de um a dez;
·
Reconhecimento de cores.
2° Momento:
·
Apresentação do jogo de boliche;
·
Levantamento prévio dos alunos:
Ø
Vocês conhece esse jogo?
Ø
Já jogaram?
Ø
Já ouviram falar dele?
Ø
Sabem como joga?
Ø
Já viram alguém jogando?
3º Momento:
·
Explicações sobre as regras do
jogo para que os alunos entendam passo a passo;
Ø Ao derrubar as garrafas deverá identificar a letra e dizer uma
palavra que inicie com a mesma;
Ø Identificar as cores e os números;
4º Momento:
·
Análise linguística:
·
Apresentar a palavra geradora BOLICHE
extraída do jogo
Ø
Quantas letras?
Ø
Quantas vogais?
Ø
Quantas consoantes?
Ø
Quantas sílabas?
·
Apresentar a família silábica da palavra:
§
BOLICHIE (todo)
§
BO – LI – CHE (partes do todo).
·
Ler com os alunos a palavra BOLICHE e suas partes;
·
Destacar a primeira silaba BO, e apresentar sua família silábica;
·
Destacar a segunda silaba LI, e apresentar sua família silábica;
·
Destacar a terceira silaba CHE, e apresentar sua família silábica;
·
Diferenciando o fonema do grafema; trazendo outras palavras com a
mesma escrita e com fonema diferente. Ex: creche
·
Fazer a leitura da ficha de descoberta;
·
Solicitar que os alunos copiem a ficha de descoberta no caderno;
·
Solicitar que formem novas palavras com significado;
·
Ler as palavras formuladas.
BO, BE, BU,
BA, BI, BÃO bo, be
, bu , ba, bi, bão
LE, LO, LA, LI, L, LÃO le, lo, la, li, lu, lão
CHE, CHU, CHI, CHA, CHO, CHÃO. che, cho, chi, cha,
chu, chão.
|
BOLA – BOLO – BELA –
BULI – LULA – BILÚ - BABI – LOLA – BULA CHUCHU- CHÁ - BALÃO – CHÃO – BABÁ –
BABÃO – CÃO – BOLÃO – BABA – BUCHA – BICHO.
|
·
Recursos:
·
Garrafa pet, papel crepom, areia, papel oficio, giz, quadro.
·
Avaliação:
·
Observar o desenvolvimento das crianças na leitura, escrita e na
identificação das cores e números.
Imagens do jogo.
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