sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de Aula de Gervanilda




Imagem do Jogo.

Descrição: 鶨鶰è UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
CURSO DE PEDAGOGIA - NOTURNO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
DISCENTE: GERVANILDA SILVA SANTOS, VANUSA SOUZA CORREA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

v  COMPETÊNCIA:

Ø  Analisar a capacidade de interpretação, leitura, escrita e o raciocínio lógico.

v  HABILIDADE:

Ø  Ampliar a capacidade de memorização;
Ø  Relacionar as letras e os sons da fala;
Ø  Compreender a natureza arbitrária da língua escrita;
Ø  Expressar oralmente suas ideias, experiências, argumentando e defendendo seu ponto de vista.

v  CONTEÚDO:

Ø  Gênero textual: “jogos”;
Ø  Grafema e fonema.

v  SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Ø  Atividade de rotina;
Ø  Apresentar o alfabeto no quadro diferenciando as vogais e as consoantes;
Ø  Apresentar o vídeo “ jogo da memória”, (Evandro Veras);
Ø  Após a apresentação do vídeo, será aberta a discussão:

v  Primeiro momento – codificação:

Ø  Vocês conhecem esse gênero textual?
Ø  Vocês já conheciam esse jogo?
Ø  A forma de jogar é a mesma do vídeo?
Ø  Como vocês costumam jogar?

v  Segundo momento - decodificação:
Ø  Realizar a leitura do texto da regra do jogo:
Ø  QUESTIONAMENTOS:
Ø  Vocês entenderam o texto lido?
Ø  Qual a regra do jogo?
Ø  É importante saber a regra do jogo?

v  Terceiro momento – Análise linguística:
Ø  Palavra geradora: “MEMÓRIA”
Ø  Mostrar a palavra inteira aos alunos;
Ø  Ler com os alunos a palavra MEMÓRIA, perguntar quais as consoantes e quais as vogais;
Ø  Mostrar suas partes: ME-MÓ-RI-A.
v  Destacar as famílias silábicas:
ME – MU – MI – MO – MA
 RE - RA – RU – RI - RO
 A – I – E - U – O
Ø  Pedir que os alunos copiem  a família silábica no caderno;
Ø  Dividir a sala em 05 grupos e entregar o envelope com as famílias silábicas;
Ø  Utilizar o dado para determinar a quantidade de cartões que poderá levantar;  
Ø  Formando a palavra esse jogador retira os cartões e tem direito a mais uma jogada;
Ø  O jogo termina quando são retirados da mesa todos os cartões de todos os participantes;
Ø  Vence o jogador que consegue o maior número de palavras;
Ø  Pedir aos alunos para construírem um cartaz com as palavras formadas pelos grupos;
Ø  Apresentação dos cartazes;

v  RECURSOS:
Ø  Vídeo;
Ø  Quadro;
Ø  Giz;
Ø  Datashow;
Ø  Cartolina;
Ø  Hidrocor.

v  AVALIAÇÃO:

Observar a participação dos alunos na leitura e na escrita se conseguiu produzir palavras com sentido, interagiram com os colegas no momento do jogo e da apresentação, verificar os avanços e as dificuldades dos alunos.

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