Imagem do Jogo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE
DA BAHIA - UESB
CURSO DE PEDAGOGIA - NOTURNO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
DISCENTE: GERVANILDA SILVA SANTOS, VANUSA SOUZA CORREA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
v
COMPETÊNCIA:
Ø
Analisar a capacidade de interpretação, leitura, escrita e o raciocínio lógico.
v
HABILIDADE:
Ø
Ampliar a capacidade de memorização;
Ø
Relacionar as letras e os sons da fala;
Ø
Compreender a natureza arbitrária da língua escrita;
Ø
Expressar oralmente suas ideias, experiências, argumentando e defendendo
seu ponto de vista.
v
CONTEÚDO:
Ø
Gênero textual: “jogos”;
Ø
Grafema e fonema.
v
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA:
Ø
Atividade de rotina;
Ø
Apresentar o alfabeto no quadro diferenciando as vogais e as consoantes;
Ø
Apresentar o vídeo “ jogo da memória”, (Evandro Veras);
Ø
Após a apresentação do vídeo, será aberta a discussão:
v Primeiro momento
– codificação:
Ø Vocês conhecem esse gênero textual?
Ø
Vocês já conheciam esse jogo?
Ø
A forma de jogar é a mesma do vídeo?
Ø
Como vocês costumam jogar?
v Segundo momento
- decodificação:
Ø Realizar a leitura do texto da regra do jogo:
Ø QUESTIONAMENTOS:
Ø Vocês entenderam o texto lido?
Ø Qual a regra do jogo?
Ø É importante saber a regra do jogo?
v Terceiro momento
– Análise linguística:
Ø Palavra geradora: “MEMÓRIA”
Ø Mostrar a palavra inteira aos alunos;
Ø Ler com os alunos a palavra MEMÓRIA, perguntar quais as consoantes e
quais as vogais;
Ø Mostrar suas partes: ME-MÓ-RI-A.
v Destacar as
famílias silábicas:
ME – MU – MI – MO – MA
RE - RA – RU – RI - RO
A – I – E - U – O
Ø Pedir que os alunos copiem a
família silábica no caderno;
Ø Dividir a sala em 05 grupos e entregar o envelope com as famílias
silábicas;
Ø Utilizar o dado para determinar a quantidade de cartões que poderá
levantar;
Ø Formando a palavra esse jogador retira os cartões e tem direito a mais
uma jogada;
Ø O jogo termina quando são retirados da mesa todos os cartões de todos os
participantes;
Ø Vence o jogador que consegue o maior número de palavras;
Ø Pedir aos alunos para construírem um cartaz com as palavras formadas
pelos grupos;
Ø Apresentação dos cartazes;
v RECURSOS:
Ø Vídeo;
Ø Quadro;
Ø Giz;
Ø Datashow;
Ø Cartolina;
Ø Hidrocor.
v AVALIAÇÃO:
Observar a participação dos alunos na leitura e na
escrita se conseguiu produzir palavras com sentido, interagiram com os colegas
no momento do jogo e da apresentação, verificar os avanços e as dificuldades
dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário