segunda-feira, 20 de abril de 2015

Atividade com a criança Anna de 04 anos

ANALISE DA FASE LECTO- ESCRITA: DA CRIANÇA OBSERVADA

            A elaboração desse texto se deu a partir de uma atividade proposta pela docente Maria da Conceição, que leciona a disciplina de metodologia da alfabetização, pela qual os alunos teriam que realizar uma atividade com uma criança de dois ate seis anos, para analisar em que fase da lecto- escrita a criança encontrar-se. Para isso solicitamos que a criança escrevesse alguns nomes que elas já tinham conhecimento como: bola, macaco, menina e casa. 
Para entender como ocorre o processo de formação da escrita da criança tomemos como base teórica a psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosk. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosk, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses- espontâneas e provisórias ate se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. E essas hipóteses são formuladas mediante aos conhecimentos prévios, assimilações a partir das interações que elas possam vim a ter com as pessoas e com os materiais escritos que circula socialmente.
Para a teoria da psicogênese, toda criança passa pelos níveis estruturais da linguagem escrita ate se adequar da complexidade do sistema alfabético que são: o pré- silábico, o silábico, pelo qual se divide em silábico- alfabético, e o alfabético. A passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo professor, para que as crianças possam avançar de um para o outro na idade apropriada. Após as leituras feitas pude analisar em que fase se encontra a criança que fiz a observação.
Ana Vitoria tem quatro anos, de acordo a teoria da psicogênese ela teriam que esta na fase do silábico, que é a fase onde a criança inicia o processo de fonetização, elas já sabem que a escrita representa a fala e tentam fonetizar a escrita e dar valor sonoro as letras aonde elas usam uma letra para escrever cada palavra. No entanto na atividade realizada com ela percebemos que ela apresenta as características das mesmas crianças que estão no nível pré- silábico. Onde a criança pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, as chamadas garatujas. E quando há um avanço nesse nível a criança percebe que a palavra escrita representa não a coisa mais sim o nome da coisa, o aprendiz percebem que escrever com letras e diferente de desenhos. Só que Ana Vitoria esta ainda representando os nomes dos objetos e das pessoas apenas com rabiscos, em nenhum momento ela escreveu com letras. Percebe-se que há uma necessidade de uma intervenção do professor com as realizações de atividades que possam proporcionar a essa criança avançar nessa fase e consequentemente passa para a próxima pela qual ela já deveria está. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário