ANÁLISE DE ATIVIDADE
Essa
atividade foi proposta pela professora Maria da Conceição como atividade prática
na disciplina Metodologia da Alfabetização, a mesma seria desenvolvida com uma
criança em período inicial de sua alfabetização com idade entre 02 e 06 anos, fazendo
relação com a teoria da “psicogênese da língua escrita” de Emília Ferreiro e
Ana Teberosky, desenvolvida no mesmo período do construtivismo.
A atividade foi realizada com a criança Arthur Sodré, de
02 anos de 06 meses, uma criança que já está frequentando escola, tem acesso a
muitos materiais infantis como: livros de histórias, revistas de desenhos,
brinquedos pedagógicos e etc., todos esses materiais são considerados muito
importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dessa criança, que
encontra-se no nível pré-silábico, com escrita representada através da
representação icônica, onde a criança se expressa através de rabiscos e
desenhos, que segundo as autoras Ferreiro e Teberosky (2007), em sua teoria da
Psicogênese da língua escrita, descrevem que “como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades ler e
escrever, .... o aluno, na fase pré-silábica do caminho que percorre até
alfabetizar-se, ignora que a palavra escrita representa a palavra falada, e
desconhece como essa representação se processa”.
Sendo assim, nessa nova educação consideramos as
potencialidades dos alunos e sua bagagem, sem deixar de destacar as estratégias
utilizadas pelos professores no ensino-aprendizagem dessas crianças, pois cada
uma delas tem seu tempo de aprendizagem, na passagem de um nível para outro. Portanto
podemos observar na atividade da criança Arthur que o mesmo encontra-se no
início do nível pré-silábico mais avançado, pois seus rabiscos/desenhos já
começam a tomar formas.
Por
tudo exposto, e com base na teoria da psicogênese, a atividade realizada e
analisada, que teve com objetivo avaliar em que nível de escrita se encontra a
criança com a qual foi feita a atividade de diagnóstico, onde foi obtido um
resultado satisfatório pelo desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança
que encontra-se no nível pré-silábico. Sendo que a apropriação do
conhecimento desses níveis se dá de maneira gradual. Para Ferreiro e Teberosky (1997) “Mais do que pensar em métodos, é preciso
compreender os processos de aprendizagem da criança ao tentar reconstruir a
representação do sistema alfabético.” Por isso é necessário que o professor
assuma um papel motivador e entenda as dificuldades da criança acompanhando seu
processo de desenvolvimento em relação à escrita, para que o método da Psicogênese da Língua Escrita seja alcançado dentro de suas características.
Referência:
MENDONÇA, Onaide Shwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social,
silábica e alfabética em Paulo Freire.
São Paulo: Cortez, 2007.
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