segunda-feira, 20 de abril de 2015

atividade com a criança Arthur de 02 anos e 6 meses.

ANÁLISE DE ATIVIDADE

Essa atividade foi proposta pela professora Maria da Conceição como atividade prática na disciplina Metodologia da Alfabetização, a mesma seria desenvolvida com uma criança em período inicial de sua alfabetização com idade entre 02 e 06 anos, fazendo relação com a teoria da “psicogênese da língua escrita” de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, desenvolvida no mesmo período do construtivismo.
            A atividade foi realizada com a criança Arthur Sodré, de 02 anos de 06 meses, uma criança que já está frequentando escola, tem acesso a muitos materiais infantis como: livros de histórias, revistas de desenhos, brinquedos pedagógicos e etc., todos esses materiais são considerados muito importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dessa criança, que encontra-se no nível pré-silábico, com escrita representada através da representação icônica, onde a criança se expressa através de rabiscos e desenhos, que segundo as autoras Ferreiro e Teberosky (2007), em sua teoria da Psicogênese da língua escrita, descrevem que “como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades ler e escrever, .... o aluno, na fase pré-silábica do caminho que percorre até alfabetizar-se, ignora que a palavra escrita representa a palavra falada, e desconhece como essa representação se processa”.      
Sendo assim, nessa nova educação consideramos as potencialidades dos alunos e sua bagagem, sem deixar de destacar as estratégias utilizadas pelos professores no ensino-aprendizagem dessas crianças, pois cada uma delas tem seu tempo de aprendizagem, na passagem de um nível para outro. Portanto podemos observar na atividade da criança Arthur que o mesmo encontra-se no início do nível pré-silábico mais avançado, pois seus rabiscos/desenhos já começam a tomar formas.  
Por tudo exposto, e com base na teoria da psicogênese, a atividade realizada e analisada, que teve com objetivo avaliar em que nível de escrita se encontra a criança com a qual foi feita a atividade de diagnóstico, onde foi obtido um resultado satisfatório pelo desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança que encontra-se no nível pré-silábico. Sendo que a apropriação do conhecimento desses níveis se dá de maneira gradual.  Para Ferreiro e Teberosky (1997) “Mais do que pensar em métodos, é preciso compreender os processos de aprendizagem da criança ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético.” Por isso é necessário que o professor assuma um papel motivador e entenda as dificuldades da criança acompanhando seu processo de desenvolvimento em relação à escrita, para que o método da Psicogênese da Língua Escrita seja alcançado dentro de suas características.

Referência:
MENDONÇA, Onaide Shwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire.  São Paulo: Cortez, 2007.

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